Dialéticas para situações-limite: os personagens mortos de Joaquim Cardozo

  • Ana Carolina Paiva Ana Carolina Paiva é atriz, escritora, doutora em Artes Cênicas pela Uni Rio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) com doutorado sanduiche na Universidade de Lisboa. É professora de prática, história e teoria do teatro. Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalha como professora de Artes Cênicas na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Résumé

Resumo: Nas seis peças do dramaturgo pernambucano Joaquim Cardozo alguns personagens podem ser caracterizados como arquetípicos: o personagem-chão, o personagem-povo, o personagem-morte, que dão vida a dualidades universais: as forças alto e baixo/ bem e mal/ local e universal/ profano e religioso/ individual e coletivo/ privado e social. Por se encontrarem numa situação de limiar, em momentos cruciais de sua existência, compõem a massa orgânica do espírito do devir, condição essencial de personagens gerados na praça pública. Este artigo investiga alguns personagens de Joaquim Cardozo como a personagem Luzia que na peça O Capataz de Salema se encontra no limiar entre aceitar sua condição de miserável dentro de uma realidade social que explora a pobreza ou partir com o Capataz e ver-se num local hostil como o outro, o imigrante, o subdesenvolvido. E neste sentido, o discurso se destaca como elemento capaz de projetar o corpo, os gestos e os movimentos de personagens que se encontram mortos, quase mortos, esquecidos ou sem perspectivas sociais. Somente desta forma eles se impõem na esfera do mundo concreto, como entidades dialógicas.
Palavras-chave : teatro, Joaquim Cardozo, dialógico

Résumé: Dans les six pièces du dramaturge brésilien Joaquim Cardozo certains caractères peuvent être caractérisés comme archétype: le caractère sol, le caractère gens, le caractère mort donnant vie à dualités universelles: les forces haute et basse / bien et le mal / local et universel / profane et religieux / individuel et collectif / privé et social. Parce qu'ils sont dans une situation limite, dans des moments cruciaux de leur existence, forment la masse organique du l'esprit du devenir, une condition essentielle des caractères générés sur la place publique. Cet article examine certains caractères de Joaquim Cardozo comme le personnage Luzia, dans la pièce Le Surveillant de Salema, qui est à la limite entre l'acceptation de leur condition misérable dans une réalité sociale qui explore la pauvreté ou laisser avec le surveillant et si trouve dans un endroit hostile comme l'autre, l’immigrant, les sous-développé. Et dans ce sens, le discours apparaît comme un facteur capable de concevoir le corps, les gestes et les mouvements des personnages qui sont morts, presque mort, oublié ou pas de perspectives sociales. Seulement de cette manière ils s imposent dans la sphère du monde concret, comme des entités dialogiques.
Mots-clé : Théâtre, Joaquim Cardozo, Dialogique

Abstract: In the six plays by the Pernambucan playwright Joaquim Cardozo, some characters can be characterized as archetypal: the character-floor, the character-people and the character-death, which give life to universal dualities: the high and low strengths / good and evil / local and universal / profane and religious / personal and collective / private and social. Because they represent a threshold situation in crucial moments of their existence, they make up the organic matter of the spirit of the “becoming”, an essential condition of the characters generated in the public space. This article investigates some characters created by Joaquim Cardozo as Luzia in the play The Foreman of Salema whose character is on the threshold between accepting her status as a miserable within a social reality that explores poverty and or go with Foreman and find herself like the other, the immigrant and the underdeveloped. In this sense, the discourse stands out as an element capable of designing the body, gestures and movements of the characters who are dead, almost dead, forgotten or with no social perspectives. Only in this way they impose themselves on the concrete world sphere as dialogic entities.
Key words: theater, Joaquim Cardozo, Dialogic

Biographie de l'auteur

Ana Carolina Paiva, Ana Carolina Paiva é atriz, escritora, doutora em Artes Cênicas pela Uni Rio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) com doutorado sanduiche na Universidade de Lisboa. É professora de prática, história e teoria do teatro. Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalha como professora de Artes Cênicas na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Ana Carolina Paiva é atriz, escritora, doutora em Artes Cênicas pela Uni Rio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) com doutorado sanduiche na Universidade de Lisboa. É professora de prática, história e teoria do teatro. Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalha como professora de Artes Cênicas na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Publiée
24-10-2016