Resistências dissonantes no Manto da Apresentação de Arthur Bispo de Rosário
Résumé
Résumé : Cet article manifeste la dimension des résistances présentes dans le geste « d'artisannat de la broderie » du « Manto da Apresentação d'Arthur Bispo do Rosário » (1909-1989). Le Manto est compris comme lieu communautaire de propositions résistantes, permettant un élargissement de la présence qui projette le corps dans différents espaces, en marquant, par le faire, une activité de réinvention de soi par la recomposition de son apparence.
Mots-clé: Arthur Bispo de Rosário, résistances, corps
Resumo: O artigo evidencia as dimensões de resistências efetivadas no gesto de “artesania do bordado” presente no Manto da Apresentação de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989). Destaca-se o Manto como lugar coparticipativo de proposições resistentes, portadoras de alargamento da presença que projetam o corpo em diferentes espaços, ao assinalar, através do fazer, uma atividade de reinvenção de si pela recomposição da aparência.
Palavras-chaves: Arthur Bispo do Rosário, resistências, corpo
Abstract: This paper highlights the dimensions of resistances executed in the gesture of “craft making of the embroidery” present in the “Manto da Apresentação of Arthur Bispo do Rosário” (1909 -1989). Emphasises the Manto as place communal of resistant propositions, bearers of enlargement of the presence that project the body in different spaces, by checking, through to do activity of reinvention itself the recomposition of the appearance.
Keywords: Arthur Bispo do Rosário, resistances, body