Sophia, sacerdotisa do verbo estético

  • Annabela Rita Doutorada e com Agregação e dois pós-doutoramentos em Literatura, é professora e Directora de Licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Presidente / Academia Lusófona Luís de Camões | Instituto Fernando Pessoa | Assembleia Geral da CompaRes, Coordenadora/ CLEPUL, Directora/ Associação Portuguesa de Escritores | Observatório da Língua Portuguesa | Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Membro de instituições científicas e culturais nacionais (Grémio Literário, Sociedade de Geografia de Lisboa, etc.) e estrangeiras (CREPAL - Centre de Recherche sur les Pays Lusophones Centre de Recherche sur les Pays Lusophones/Sorbonne e outros), integrando diversos Conselhos Científicos de revistas e de projectos. Tem várias distinções nacionais e internacionais. Obras principais: Eça de Queirós Cronista (1998; 2017); Labirinto Sensível (2003-04); No Fundo dos Espelhos (2003-2007); Emergências Estéticas (2006); Itinerário (2009); Cartografias Literárias (2010; 2012); Paisagem & Figuras (2011); Focais Literárias (2012); Luz e Sombras no Cânone Literário (2014); Do que não existe. Repensando o Cânone Literário (2018); Novas Breves & Longas no País das Maravilhas (2018); Última vontade régia incumprida (2018); No Fundo dos Espelhos. Em Visita(2018); Perfis & Molduras no Cânone Literário (2019); Sfumato. Figurações in hoc signo (a sair em 2019).

Résumé

Résumé : Ce travail a pour but d’observer la façon dont Sophia impose son écriture comme une sorte d’art po(ï)éthique, englobant et combinant dans sa poésie la mémoire autobiographique et la mémoire esthétique de son travail, mais aussi l’Art Occidental.
Mots-clés : Sophia, Art, Poésie, Mémoire, Esthétique

Resumo: Este trabalho tem por objetivo observar o modo como Sophia impõe a sua escrita como uma espécie de ofício da Arte Po(i)ética, subsumindo e combinando na sua poesia a memória autobiográfica, a memória estética da sua obra, mas, também, a da Arte Ocidental.
Palavras-chave: Sophia, Arte, Poesia, Memória, Estética

Abstract: This work aims to observe the way in which Sophia imposes her writing as a kind of craft of the Po(i)ethics Art, subsuming and combining in her poetry the autobiographical memory and the aesthetic memory of her work, but also of the Western Art.
Key words: Sophia, Art, Poetry, Memory, Aesthetics

Biographie de l'auteur

Annabela Rita, Doutorada e com Agregação e dois pós-doutoramentos em Literatura, é professora e Directora de Licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Presidente / Academia Lusófona Luís de Camões | Instituto Fernando Pessoa | Assembleia Geral da CompaRes, Coordenadora/ CLEPUL, Directora/ Associação Portuguesa de Escritores | Observatório da Língua Portuguesa | Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Membro de instituições científicas e culturais nacionais (Grémio Literário, Sociedade de Geografia de Lisboa, etc.) e estrangeiras (CREPAL - Centre de Recherche sur les Pays Lusophones Centre de Recherche sur les Pays Lusophones/Sorbonne e outros), integrando diversos Conselhos Científicos de revistas e de projectos. Tem várias distinções nacionais e internacionais. Obras principais: Eça de Queirós Cronista (1998; 2017); Labirinto Sensível (2003-04); No Fundo dos Espelhos (2003-2007); Emergências Estéticas (2006); Itinerário (2009); Cartografias Literárias (2010; 2012); Paisagem & Figuras (2011); Focais Literárias (2012); Luz e Sombras no Cânone Literário (2014); Do que não existe. Repensando o Cânone Literário (2018); Novas Breves & Longas no País das Maravilhas (2018); Última vontade régia incumprida (2018); No Fundo dos Espelhos. Em Visita(2018); Perfis & Molduras no Cânone Literário (2019); Sfumato. Figurações in hoc signo (a sair em 2019).

Doutorada e com Agregação e dois pós-doutoramentos em Literatura, é professora e Directora de Licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Presidente / Academia Lusófona Luís de Camões | Instituto Fernando Pessoa | Assembleia Geral da CompaRes, Coordenadora/ CLEPUL, Directora/ Associação Portuguesa de Escritores | Observatório da Língua Portuguesa | Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Membro de instituições científicas e culturais nacionais (Grémio Literário, Sociedade de Geografia de Lisboa, etc.) e estrangeiras (CREPAL - Centre de Recherche sur les Pays Lusophones Centre de Recherche sur les Pays Lusophones/Sorbonne e outros), integrando diversos Conselhos Científicos de revistas e de projectos. Tem várias distinções nacionais e internacionais. Obras principais: Eça de Queirós Cronista (1998; 2017); Labirinto Sensível (2003-04); No Fundo dos Espelhos (2003-2007); Emergências Estéticas (2006); Itinerário (2009); Cartografias Literárias (2010; 2012); Paisagem & Figuras (2011); Focais Literárias (2012); Luz e Sombras no Cânone Literário (2014); Do que não existe. Repensando o Cânone Literário (2018); Novas Breves & Longas no País das Maravilhas (2018); Última vontade régia incumprida (2018); No Fundo dos Espelhos. Em Visita(2018); Perfis & Molduras no Cânone Literário (2019); Sfumato. Figurações in hoc signo (a sair em 2019).

Publiée
15-09-2019