Decifrando o espetáculo: os programas de teatro na cena contemporânea

  • Walter Lima Torres Neto Walter Lima Torres estuda as relações entre Teatro e Sociedade. Autor de artigos: Repertório UFBA; Remate de Males UNICAMP; Sala Preta USP; Urdimento UDESC; Percevejo UNIRIO e Folhetim/Pequeno Gesto; em 2001, publicou pela 7 Letras Conversas sobre a encenação, A. Antoine; co-editor de Cena, corpo e dramaturgia, 2012, PRO-CULT/CAPES/MINC. Em 2012/13, pesquisou programas de teatro em NY com Marvin Carlson. Ensina estudos teatrais no PPGL/UFPR.

Résumé

Resumo : Nossos estudos mais recentes, após um estágio pós-doutoral na CUNY, onde nos debruçamos sobre a natureza e a história da publicação programa de teatro, nos levaram a constatar a presença de quatro ênfases nos discursos dessas publicações, subtraindo-se, é claro, o discurso publicitário e comercial deste tipo de material: didascálica; histórica; estética e genética. Não se trata de uma tipologia objetiva, mas sim de destaque atribuído tanto pelo material escrito, quanto pelo material visual empregado na estruturação do projeto editorial do programa. Estas ênfases foram observadas desde as últimas décadas do século XIX até os dias de hoje. Destacamos, neste sentido, um aspecto difícil de ser definido neste gênero de documento, a autoria do projeto editorial dos programas. Este artigo discute o projeto editorial de alguns programas atinentes ao teatro brasileiro e ao teatro estrangeiro contemporâneo, numa perspectiva elucidativa acerca do discurso do programa em relação com a linguagem do espetáculo.
Palavras chave: programas de teatro; discursos das publicações; projeto editorial

Resumé : Nos études les plus récentes, après un stage post-doctoral à CUNY, où nous nous sommes dédié à l'étude de la nature et de l'histoire de la publication programme de spectacle, nous ont amené à observer la présence de quatre emphases dans les discours de ces publications, en enlevant, bien sûr, le discours publicitaire et commercial présents dans ce genre de publication. Ces emphases sont de type: didascálique; historique; esthétique et  génétique. Il ne s'agit pas d'une typologie objective, mais de l'accent mis par le matériau écrit, matériel visuel employé dans le projet éditorial du programme. Ces emphases ont été observées au cours des dernières décennies du XIXe siècle à nos jours. Nous soulignons dans ce sens, un aspect difficile définir ce genre de document, l'auteur du projet de rédaction de programmes de spectacle. Cet article étudie le projet éditorial concernant les programmes à l'étranger brésiliens de théâtre contemporain et de théâtre, un discours informatif sur le programme en fonction de la langue de la perspective de spectacle.
Mots-clé : programmes de spectacle ; discours des publications ; projet d’édition

Abstract: Our most recent studies, after a post-doctoral internship at CUNY, where we look back on the nature and history of the theater-program, led us to notice the presence of four emphases in these publications, subtracting, of course, advertising and commercial speech such material: didascálica; historical; aesthetics and genetics. This is not an objective type, but of emphasis given by both: the written material, or the employee visual material in the structuring of editorial design program. These emphases have been observed since the last decades of the nineteenth century to the present day. We highlight in this sense, a difficult aspect to be defined herein gender, the authorship of the editorial project of the programs. This article discusses the editorial project of some programs relating to the Brazilian theater and contemporary foreign theater, an enlightening perspective on the program's speech in relation to language of the show.
Key words: theater-program; program’s speech; editorial design program

Biographie de l'auteur

Walter Lima Torres Neto, Walter Lima Torres estuda as relações entre Teatro e Sociedade. Autor de artigos: Repertório UFBA; Remate de Males UNICAMP; Sala Preta USP; Urdimento UDESC; Percevejo UNIRIO e Folhetim/Pequeno Gesto; em 2001, publicou pela 7 Letras Conversas sobre a encenação, A. Antoine; co-editor de Cena, corpo e dramaturgia, 2012, PRO-CULT/CAPES/MINC. Em 2012/13, pesquisou programas de teatro em NY com Marvin Carlson. Ensina estudos teatrais no PPGL/UFPR.

Walter Lima Torres estuda as relações entre Teatro e Sociedade. Autor de artigos: Repertório UFBA; Remate de Males UNICAMP; Sala Preta USP; Urdimento UDESC; Percevejo UNIRIO e Folhetim/Pequeno Gesto; em 2001, publicou pela 7 Letras Conversas sobre a encenação, A. Antoine; co-editor de Cena, corpo e dramaturgia, 2012, PRO-CULT/CAPES/MINC. Em 2012/13, pesquisou programas de teatro em NY com Marvin Carlson. Ensina estudos teatrais no PPGL/UFPR.

Publiée
24-10-2016