Teatro, locus e Comunidade

  • Isabel Bezelga Doutorada em Teatro pela Universidade de Évora, Portugal. Actriz, leader de projectos artísticos e sociais, formadora e investigadora do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – patrimónios, artes e culturas), FCSH-Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o grupo de pesquisa de Práticas artísticas. É colaboradora do CIEP (Centro de Investigação em Educação e Psicologia) da Universidade de Évora (UE), Portugal. Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação na Universidade de Évora e Diretora de Curso da Licenciatura em Teatro da mesma instituição.
  • Ramon Santana de Aguiar Ator, diretor e pedagogo é pós-doutor (CAPES) em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Portugal. Doutor em Artes Cênicas (CAPES-REUNI) pela UNIRIO, Brasil. Leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É professor colaborador da ESTC. Pesquisador do Grupo de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (Unirio), CEMUD (UEMG) e IELT (Universidade Nova de Lisboa). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE).

Résumé

Resumo: A praxis em teatro e comunidade opera e mobiliza diferentes ciências e metodologias em viés transversal. Seu movimento busca contribuir para projetos artísticos e sociais que agregam fenômenos que instauram a compreensão de quadros de referências - estéticas e comunitárias. Para que se efetivem, há a necessidade de determinação dos espaços nos quais ocorre o ato teatral. A proposta desse artigo é, a partir da compreensão fenomenológica, investigar o uso de espaços públicos e comunitários como lócus para a ação teatral em contextos específicos. Nos exemplos das pesquisas no Brasil e Portugal dá-se conta de como essas práticas dialogam com seus grupos de interesse. A partir dos resultados, indicam-se possíveis contribuições metodológicas na formação de “Artistas Pedagogos” e sua atuação em contextos socio-educacionais.
Palavras-chave: Teatro, locus, comunidade

Resumé: La praxis du théâtre communautaire mobilise transversalement  plusieurs sciences et méthodologies. Elle vise à contribuer à des projets artistiques et sociaux en lisant les phénomènes qui établissent la compréhension des cadres de références esthétiques et des communautés. Pour qu’elle prenne effet, il y a la nécessité de déterminer les lieux (espaces intentionnels) de l'acte théâtral.  Le but de cet article est de débattre – à travers la compréhension phénoménologique -, surla recherche et sur l'utilisation des espaces publics et communautaires comme lieux pour l'action théâtrale dans des contextes spécifiques. On remarque, à travers les exemples de recherche au Brésil et au Portugal, comment ces pratiques dialoguent avec les groupes de théâtre. Les résultats indiquent les apports méthodologiques possibles à la formation des « artistes éducateurs» et leur actuation dans les contextes socio-éducationnel. 
Mots-clé : Théâtre, locus, communauté

Abstract: The praxis of theatre and community operates and mobilizes different sciences and methodologies, in order to contribute to a better understanding of artistic and social projects in its aesthetic and community aspects. These occur from the involvement in a scenic and dramaturgical laboratory made by and / or with a group. Therefore, there is a need for intentional determination of a specific locus to house the theatrical act. This article aims to investigate the uses of public and community spaces as locus for the theatrical action in specific circumstances. The purpose of this article is to discuss the use of public and community spaces as a "place" for theatrical action in specific contexts and inquire how these practices dialogue with their groups. In the selected case studies in Portugal and Brazil, the results show possible methodological contributions to the training of "Educators-Artists" and their performance in social/educational contexts.
Key word: theatre, locus, community

Bibliographies de l'auteur

Isabel Bezelga, Doutorada em Teatro pela Universidade de Évora, Portugal. Actriz, leader de projectos artísticos e sociais, formadora e investigadora do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – patrimónios, artes e culturas), FCSH-Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o grupo de pesquisa de Práticas artísticas. É colaboradora do CIEP (Centro de Investigação em Educação e Psicologia) da Universidade de Évora (UE), Portugal. Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação na Universidade de Évora e Diretora de Curso da Licenciatura em Teatro da mesma instituição.

Doutorada em Teatro pela Universidade de Évora, Portugal. Actriz, leader de projectos artísticos e sociais, formadora e investigadora do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – patrimónios, artes e culturas), FCSH-Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o grupo de pesquisa de Práticas artísticas. É colaboradora do CIEP (Centro de Investigação em Educação e Psicologia) da Universidade de Évora (UE), Portugal. Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação na Universidade de Évora e Diretora de Curso da Licenciatura em Teatro da mesma instituição.

Ramon Santana de Aguiar, Ator, diretor e pedagogo é pós-doutor (CAPES) em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Portugal. Doutor em Artes Cênicas (CAPES-REUNI) pela UNIRIO, Brasil. Leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É professor colaborador da ESTC. Pesquisador do Grupo de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (Unirio), CEMUD (UEMG) e IELT (Universidade Nova de Lisboa). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE).

Ator, diretor e pedagogo é pós-doutor (CAPES) em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Portugal. Doutor em Artes Cênicas (CAPES-REUNI) pela UNIRIO, Brasil. Leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É professor colaborador da ESTC. Pesquisador do Grupo de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (Unirio), CEMUD (UEMG) e IELT (Universidade Nova de Lisboa). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE).

Publiée
24-10-2016